Práticas Sustentáveis na Odontologia

Hoje inicia a Semana Mundial do Meio Ambiente e devemos refletir sobre atitudes mais conscientes para o meio no qual vivemos.

Sabe-se que há grande quantidade de água e energia gastas em procedimentos odontológicos, por isso, as ações que visam a preservação e manutenção de recursos são primordiais na área. Também os resíduos, que por si só, impactam de modo negativo ao nosso meio ambiente, se não forem remanejados ao seu correto descarte. A responsabilidade com o meio ambiente precisa partir de cada um de nós, e existem diversas ações de sustentabilidade na odontologia que é possível praticar. Veja as dicas que preparamos!

Práticas Sustentáveis na Odontologia

Resíduos: na coleta seletiva dos resíduos em seu consultório ou clínica, dê prioridade para empresas credenciadas, que recolham e descartem conscientemente. Inclua sacos de lixo biodegradáveis ou hospitalares, sinalize nas lixeiras o descarte de cada material, assim você terá a certeza de estar jogando no lugar devido.

Iluminação: a luz nos procedimentos é utilizada o tempo todo. Substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes e de led, que podem reduzir o consumo em até 80%. Instale sensores de movimento em áreas apenas para passagem rápida, como corredores e banheiros.

Energia: verifique se há tomadas suficientes para você e seus pacientes, assim elimina a possibilidade de usar benjamins – ou ainda T –, as extensões de tomadas, que tem um consumo maior de energia e ainda podem causar acidentes.

Climatização: verifique o filtro do ar condicionado regularmente para estar sempre limpo e funcionando em boas condições. Solicite que um técnico credenciado realize a manutenção preventiva pelo menos uma vez por ano. 

TV, áudio, informática e eletros: antes de sair do seu consultório para almoçar ou no final do dia, não deixe os televisores e notebooks em stand by, sempre desligue-os. Preste atenção aos outros aparelhos/equipamentos que podem estar na tomada, como: cafeteira, autoclave, destilador, ventilador, raio-x, entre outros.

Na cadeira odontológica: é importante sempre voltar ao ponto zero quando finalizar o atendimento; lembrar de desligar o refletor quando for procedimento extrabucal; e acionar os suctores só quando for usar.

Torneiras: Reflita sobre o consumo diário de água em sua clínica. Se possível, instale sensores de movimento para o corrimento da água, acionamento por pressão, ou ainda no pedal.

Procedimentos odontológicos: pode-se reduzir o impacto negativo ambiental com os restauradores de resina e porcelana, que são menos agressivos.

Sensores e raio-x digital: troque seu aparelho convencional de raio-x com revelador e fixador por sensor ou raio-x digital. É um investimento que resultará positivamente em seus atendimentos, pois ao disparar, a imagem é apresentada em poucos segundos na tela do seu computador. Facilitando o diagnóstico e a comunicação com o paciente, com qualidade superior à do filme revelado.

Marca num papelzinho? Tente usar mais a tecnologia a seu favor para marcar consultas, enviar receitas e exames através de aplicativos, WhatsApp, e-mails. Essa é uma das formas de implementar possibilidades mais eficazes que economizam tempo e reduzem o consumo de papel.

Essas ações, além de serem simples são econômicas e menos agressivas ao nosso meio. E lembre-se: sempre programe a manutenção dos seus equipamentos, motores, bomba de vácuo, energia elétrica e encanamento. Desta forma, você evita gastos desnecessários e desperdício de recursos.

Shopping Basket